Empreendedorismo para Todos

2006-10-17

A rentrée do Insiste começou com muita animação e entusiasmo na Escola Profissional de São Bartolomeu de Messines: os alunos do 2º ano do Curso Técnico de Gestão vão ter oportunidade de criar e gerir uma empresa virtual de importação/exportação e trocar produtos com uma escola espanhola!
Esta iniciativa aproveita a experiência do projecto EJE (Empresa Jovem Europeia) desenvolvido pela entidade espanhola Valnalon.
O EJE coloca aos alunos o desafio de criar e gerir uma empresa que vai desenvolver a sua actividade num contexto eminentemente prático e real, proporcionando aos alunos o conhecimento e o contacto com instituições, entidades e empresas existentes no âmbito local. Representa também uma excelente oportunidade para envolver os pais e mães dos alunos na qualidade de tutores ou assessores da empresa aproveitando a sua experiência no mundo laboral e empresarial.
As mini-empresas criadas pelos alunos desenvolvem a sua actividade num contexto internacional através do estabelecimento de relações comerciais com empresas similares criadas em escolas de outros países com as que intercambiam um catálogo de produtos, negociam pedidos e exportam e importam produtos de maneira real que posteriormente se encarregam de comercializar no mercado local. (Mais informações sobre o projecto EJE em www.eje.valnaloneduca.com)
Os alunos da Escola Profissional de S. Bartolomeu de Messines já escolheram a sua área de negócio – produtos de artesanato local – e também já escolheram o nome para a empresa -"Grupo Criarte". Estão agora a desenhar o logotipo e dentro em breve terão o catálogo dos produtos que vão comercializar.
Esta experiência desenvolve-se no âmbito do Clube de Iniciativa, actividade do projecto INSISTE destinada a estimular o empreendedorismo nos alunos das 2 escolas profissionais envolvidas no projecto. (Mais informações sobre a participação da Escola de S. Bartolomeu de Messines em www.epaalg.byte-a-bit.homeeip.net).