Empreendedorismo para Todos

2007-04-20

Uma aventura no Alentejo


Challenge 4 All, Uma montra viva de paisagem, natureza, cultura e património

A frase que deu mote ao I Challenge 4All, programa do projecto i9tur, que faz parte de um vasto laboratório de novas ideias para a Estratégia Europeia de Emprego e para o processo de inclusão social, resume em pleno os 3 dias de intensa actividade lúdica e cultural, com uma componente física, que atraiu aos Municípios de Vidigueira, Alvito, Cuba e Ferreira do Alentejo mais de 200 participantes, dos 16 aos 65 anos.

Na sexta-feira 13 não houve registo de azar para os que fizeram o prólogo da prova.
As equipas começaram a chegar à bela Vila da Vidigueira ainda não eram 10 horas da manhã. Às 16 horas deu-se início à aventura. Com cerca de 11 km, esta prova partiu da Vila entrou nos campos circundantes e teve uma passagem obrigatória pelas ruínas de S. Cucufate.

À noite e ainda na Vidigueira, no Pavilhão de Exposições, serviu-se um jantar de borrego e outras iguarias tradicionais da região, com a participação de cerca de 400 pessoas, entre convidados, participantes e os músicos da Letónia, Eslováquia, Turquia e Espanha, artistas convidados do Festival Multi-Étnico do dia seguinte.

No dia seguinte a alvorada da prova foi dada às 8 da manhã ainda na Vidigueira, de onde os participantes partiram rumo a Alvito para a primeira etapa do Challenge 4 All.
Foi o dia mais exigente com provas de circuito urbano onde o próprio almoço integrava uma das provas para pontuação e em que cada equipa, depois de recolhidos os condimentos necessários, elaborou uma açorda de alho, onde não faltou o baclhau. A etapa terminou às 17h, com a divulgação dos resultados parciais.

À noite e já tendo Cuba como anfitriã os participantes do Challenge 4All jantaram no Pavilhão de Exposições do Parque Manuel de Castro, num jantar servido pela autarquia local e onde não faltou a comida, o vinho e os doces alentejanos. Antes de dar início ao esperado Festival Multi-Étnico a organização reservou um surpresa para quem ali jantava e para a população que se juntou à festa, um fogo de artifício espantoso que coloriu a noite de Cuba.

A actuação de diversos Grupos de Cante Alentejano, juntos pela primeira vez num mesmo palco, prometia um espectáculo de dança e música de alto nível, o que veio a confirmar-se com o desempenho dos Virpulis (dança tradicional da Letónia), da Borievka (música folk da Eslováquia), dos Adnan Menderes Folk Dance (danças étnicas da Turquia) e da Coanhadeira (fusão de música Celta da Galiza). Nem mesmo o vento frio que se fez sentir já dentro da madrugada afastou os espectadores ou os participantes da prova.

O último dia de prova, a prova Rainha, levou as 52 equipas para o Concelho de Ferreira do Alentejo, para a bela paisagem da Barragem de Odivelas. Manobras de Cordas, um Slide com mais de 200 metros de cabo e um rappel com 35 metros de altura não foram obstáculo para nenhuma das equipas. Para além das provas de teambuilding e de um percurso de canoas de 3 km, os participantes tiveram uma prova de travessia do pântano que aparentou não ser fácil.

Na recta final a satisfação era geral, até porque todas as equipas concluíram a totalidade das etapas, sem que tenha sido registado qualquer incidente.

O Challenge 4All, Uma aventura no Alentejo, terminou no Largo de S. Maria Madalena, em Ferreira do Alentejo, com a entrega dos prémios aos vencedores e aos participantes e as palavras de agradecimento do Presidente da Câmara. Pela voz de todos os parceiros cantou-se vitória. Fica a promessa de trabalhar para o II Challenge 4All, uma Aventura no Alentejo, no próximo ano.

O Challenge 4All é resultado de uma parceria com a coordenação da Associação de Desenvolvimento Terras do Regadio, dos Municípios de Alvito, Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira, da Escola Superior Tecnologia e Gestão de Beja, da Região de Turismo Planície Dourada e da empresa de animação turística de Évora, a Alentejo Activo e visa promover o elevado potencial turístico do território alentejano, que apresenta óptimas condições e dimensão para gerar um impacto positivo na sua atractividade enquanto destino turístico.