Empreendedorismo para Todos

2007-08-02

Validação de Produtos EQUAL- um processo assente num modelo consistente


Nos dias 25, 26 e 27 de Julho realizou-se em Peniche a 10ª reunião da Rede Temática 4 da Iniciativa Comunitária EQUAL - “Criação de Empresas”.
As Redes Temáticas EQUAL são comunidades de prática, constituídas por técnicos/as de projectos EQUAL com afinidades temáticas, que decidem partilhar as suas experiências e cooperar entre si, num processo dinâmico de descoberta de novas soluções para os problemas dos seus projectos e destinatários e de influência política nos domínios em que trabalham.
Na reunião de Peniche foi submetido a validação oficial um produto EQUAL, do projecto INSISTE: Referencial de Competências-chave para o Empreendedorismo- Guia para a construção e implementação.
A sessão foi suportada pelos critérios e modelo de validação de produtos EQUAL, resultando um relatório específico, onde se descrevem o produto, os intervenientes, o processo e os resultados, que fará parte integrante do respectivo “dossier de validação”.
Na validação do “Referencial”, de acordo com a metodologia EQUAL, participaram diferentes grupos: “autores”, “pares”, “destinatários”, “potenciais incorporadores” e “peritos”. Entre os presentes contavam-se representantes de diversas instituições que poderão vir a ser incorporadoras do referido produto: ANESPO (Associação Nacional do Ensino Profissional), Escola Secundária de Vila Real de Santo António, Universidade de Aveiro e ADMEstrela -Associação de Desenvolvimento e Melhoramentos. Há também que realçar a participação, como perito, do Dr. Dinis Caetano, Director do CACE de Loulé.
Os participantes concordaram que o aspecto distintivo deste produto reside no facto de incluir uma metodologia de construção e implementação de um referencial, o que possibilita a sua interligação com outros projectos e a sua adaptação a diversos tipos de organizações e a diferentes contextos educativos, apresentado um instrumento de trabalho de forma detalhada e operacional.
Nesta reunião foram submetidos a validações intercalares mais dois produtos de diferentes projectos: Percurso Integrado para o Empreendedorismo de Base Tecnológica- da promoção do empreendedorismo à criação e consolidação de empresas de base tecnológica, do projecto CAIE; e um produto do projecto GLOCAL: “INCUTAD”
Nestas sessões intercalares os representantes de cada Parceria de Desenvolvimento apresentaram os produtos, explicando com detalhe a sua estrutura e objectivos, responderam a dúvidas e recolheram as críticas e recomendações efectuadas pela Rede Temática.
Um dos momentos importantes desta reunião foi a discussão em torno da identificação de produtos próprios da RT4, que resultou na proposta de constituição de um “Centro de Recursos Técnicos para apoiar o empreendedorismo”, que consistirá num repertório dos produtos (Práticas bem sucedidas e RTPs) resultantes das experimentações dos projectos representados na Rede, a sedear em espaço Internet, pesquisáveis por diferentes critérios e tipologias temáticas, de forma a fornecer aos interessados, um conjunto de instrumentos práticos e utilizáveis, sobre o empreendedorismo. Servirá, para além de uma montra do trabalho das parcerias, de suporte às acções de disseminação dos diferentes produtos validados.
Foi ainda possível visitar duas empresas criadas por mulheres, no âmbito do projecto “Oeste Empreendedor, da Qualificação à Coesão”: O Atelier do Café e o Peniche Hostel Backpackers. Esta última empresa é um local de alojamento muito popular entre os “backpackers” ( a tradução mais aproximada para o português é mochileiros, como se diz no Brasil), pois é um local de hospedagem para curtos períodos, de baixo custo, geralmente dirigidos a jovens que muitas vezes viajam sozinhos.

Etiquetas: ,